top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdnan Brentan

15 anos de aventura e elevação

Pico Itapiroca 24/05/2009

Hoje, dia 24 de maio, completo 15 anos desde a primeira trilha que guiei. 15 anos são um tempo considerável no que se refere a uma vida humana. Seria natural celebrar este momento, algumas pessoas até esperavam que eu o fizesse de forma festiva e compartilhando esta conquista. Mas, desta vez, preferi celebrar internamente e faço isso através desta reflexão.


Foi um caminho longo para chegar até aqui. Muitas coisas tiveram que dar certo para chegar até aqui e um quase igual número de coisas tiveram que dar errado para chegar até aqui. A vida é assim mesmo, pois boa parte das dores que sentimos nos fazem entrar em movimento e o mais importante movimento que existe é o movimento de mudança. Quando superamos alguma grande adversidade que nos faz mudar de rumo e colhemos o seu aprendizado quase sempre nos tornamos mais fortes, capazes, inteiros e felizes. Toda grande prova traz uma grande e preciosa lição.


Quando retornei para as trilhas em 2009 eu o fiz prioritariamente para resgatar a mim mesmo. Voltar para os ambientes naturais foi voltar para aquilo que eu sou em essência. Estar na Natureza me equilibra, me harmoniza, me energiza, me fortalece, me cura. Estar na Natureza me completa, me torna mais inteiro. Voltar para Natureza foi e é um ato de Amor. O Amor é outra forma mais leve, poderosa e profunda de aprender, crescer, evoluir, de elevar a vida a patamares mais luminosos.


Por conta disso a vida me convidou a compartilhar esta experiência particular e pessoal tornando ela ainda mais completa. Não há nada mais realizador do que poder compartilhar nossos amores. Quando a vida nos presenteia com a bem-aventurança ela pode ser compartilhada e, quando compartilhada, a sua fonte se torna perene. Por isso oferecer e compartilhar estas experiências me mantém sempre vivo e motivado. Deste desejo de estar "no mato" reconheci o amor de estar na Natureza e compartilhei este Amor com muitos.


Até os meus mais de quarenta anos eu nunca havia sonhado ou vislumbrado conscientemente que este compartilhar as trilhas se tornaria um ofício. De tanto amar esta convivência com a Natureza me tornei excelente em criar oportunidades para que os demais também se conectem a ela. As pessoas "me pagam" para guiá-las nestes ambientes maravilhosos e fico muito grato pela confiança que em mim depositam ao levá-las para viver experiências em lugares incríveis, mas também "perigosos". Foram alguns milhares até agora que em uma ocasião, poucas ou muitas, aceitaram meu convite para as pequenas aventuras na Natureza.


Estes 15 anos me transformaram e continuam transformando. O Adnan que começou a guiar faz 15 anos, embora seja o mesmo em essência, não é exatamente o mesmo Adnan de hoje. Acredito que ele está mais maduro, mais preparado, mais inteiro. Além do frequente contato com a Natureza ele foi fortalecido e melhorado com o contato consigo mesmo e com as pessoas que estiveram com ele nesta jornada de 15 anos. Fecho olhos e vejo milhares de rostos suados e cansados cada um na sua batalha por superar os obstáculos e adversidades nas trilhas e, ao mesmo tempo, vejo estes rostos iluminados e exultantes transbordando de satisfação e alegria, encantados com as belezas contempladas e entusiasmados com as próprias conquistas. Estas imagens garantem o meu sustento tanto quanto o retorno financeiro.


Então não tenho nada a mais a desejar, só tenho muito a agradecer por vocês fazerem parte destes 15 anos de aventura e elevação. Agradecer a vida por me permitir servir através deste sacro-ofício. Agradecer a Deus por ter me presenteado com este dom.


Que venham mais 15 anos de aventura e elevação!

Que venham mais infinitas experiências na Natureza!


Eleve-se na trilha!


Do fundo do meu coração e das alturas da minha alma:

OBRIGADO!

Pico Itapiroca 20/05/2024

113 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Dorotéia Freitas
Dorotéia Freitas
May 24

Muito grata por fazer parte deste grupo de caminhantes ❤️ Não participei de tantas aventuras assim, mas todas, sem exceção, foram especiais! Na trilha, depois do abraço de algumas pessoas, é o "melhor lugar do mundo" pra mim! Dentro dela, me sinto em paz! Parabéns, Adnan! Como é sereno deixar-se conduzir por um profissional como você, que pensa em tudo! Conhecedor, tranquilo e acolhedor ❤️ Saúde para você e para a família inteira!

Like
bottom of page