dom., 30 de jun. | Estrada da Graciosa

Morro do 7

O morro do Sete recebe este nome, porque no alto do seu paredão rochoso, é possível ver um sistema de fenda que desenha um número “7”, podendo ser visto a partir da rodovia.
Registration is Closed
Morro do 7

Horário e local

30 de jun. de 2019 07:30 – 17:30
Estrada da Graciosa, Quatro Barras, PR, Brasil

Sobre o evento

Localizado as margens da Estrada da Graciosa (PR - 410), na Serra da Farinha Seca considerada a montanha mais setentrional da mesma, e possui 1359 m.n.m. Possui vegetação característica do bioma atlântico, o que lhe concede um microclima bem úmido, tornando a trilha barrenta na maior parte do ano. De lá se tem um ótimo panorama da Serra do Mar, pois localizasse exatamente entre as Serras do Ibitiraquire e o Conjunto Marumbi , além disso é possível observar também a Serra da Igreja, a Serra do Prata, canyons e falhamentos que esculpem o relevo numa paisagem incrível.

O morro do Sete recebe este nome, porque no alto do seu paredão rochoso, é possível ver um sistema de fenda que desenha um número “7”, podendo ser visto a partir da rodovia. Esta é uma das poucas montanhas da Serra do Mar onde é necessário descer para se chegar ao cume, pois o mesmo, só é alcançado após ascender o cume do Mãe Catira, cerca de 100m mais alto que o sete. A subida é quase toda por mata densa, quase no topo e saindo das árvores, entra-se na região dos campos com caratuvas, e em seguida volta pra uma floresta de baixo porte – mata nebular. Aqui começa a descida para o sete, até chegar num cume mais descampado.

O acesso se dá via estrada da graciosa, até o mirante primeiro mirante, antes de chegar no Recanto Engenheiro Lacerda, onde há um estacionamento particular. A trilha se dá pela antiga picada do alemão, hoje uma estrada. Essa antiga trilha fica ao lado da antiga casa do alemão que deu nome á trilha, hoje em ruinas, chamada pelos locais de “casa de pedra”.

Compartilhe este evento