Buscar
  • Adnan Brentan

Como percorrer uma trilha difícil pode nos transformar?

Sem receio de repetir uma fórmula já gasta: Superar desafios nos impulsiona a crescer e crescemos mais quando o desafio é maior, mais difícil.


Neste caso superar uma trilha difícil cumpre, em algum grau, com o papel dos antigos ritos de passagem tão presentes e importantes nas antigas tradições. Quando ouvimos sobre as façanhas dos heróis nos mitos consagrados de todas as civilizações há sempre vários elementos em comum, mas, desta vez, gostaria de destacar em especial o papel das provas a serem vencidas. Não importa a origem ou o tamanho do herói ele sempre terá que vencer muitos desafios, superar provas difíceis.

Modernamente nós perdemos a noção da importância destes feitos, mas, mesmo inconscientemente, nas nossas pequenas aventuras, revivemos este mito humano da superação de um desafio que é, em verdade, a vitória sobre si mesmo.

Cada obstáculo desafiador na trilha é um degrau a mais vencido, é uma pequena vitória, que nos motiva a superar mais obstáculos até superá-la por inteiro. Quando a trilha é longa todos estas pequenas vitórias são potencializadas pelo próprio desafio físico de força e resistência que, por si só, já é grande. Vencer o cansaço, o medo e muitas vezes as dores outorgam um valor especial para a conquista como um todo.

Se realizada com genuíno espírito aventureiro de superação retornamos da trilha com um sentimento único, difícil de ser transmito em palavras. Apesar de cansados e fisicamente abatidos, consciente ou inconscientemente, sabemos que somos capazes de vitórias ainda maiores. Algo em nós é transformado, nossa força de vontade é ampliada e consequentemente nosso cotidiano, mesmo sem percebermos, é impactado por este "poder" de conquista.

Por isso, aquela brincadeira que se faz sobre a amnésia misteriosa que acontece com todo aventureiro, que, mesmo depois de passar por "perrengues" e dificuldades dolorosos nas trilhas, volta a planejar e buscar novas aventuras (onde passará por novas dificuldades), não é verdadeiramente uma amnésia. Na verdade é o oposto disso. É a memória do espírito que, tendo vencido e colhido os frutos da vitória, quer mais desafios e vitórias. Quer continuar crescendo!

"Um herói vindo do mundo cotidiano se aventura numa região de prodígios sobrenaturais; ali encontra fabulosas forças e obtém uma vitória decisiva; o herói retorna de sua misteriosa aventura com o poder de trazer benefícios aos seus semelhantes." (Joseph Campbell)

Esta é verdadeira força motriz que permite que cada um, mas também toda a humanidade, continue crescendo "apesar" das dificuldades.

Por isso nosso lema "Eleve-se na trilha!" tem um sentido externo ou literal, mas, principalmente, tem um sentido interno e simbólico de aprimoramento humano.

E vocês: Estão prontos para novos desafios?

Adnan Brentan Montívago e aventureiro

214 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo