dom., 02 de jun.
|Morretes
Subir o Caminho do Itupava
Se você está em boa forma física venha, em 02 de junho, SUBIR conosco um grande clássico do trekking paranaense e brasileiro que precisa ser conhecido por todos os trilheiros!


Horário e local
02 de jun. de 2019, 06:30 – 19:45
Morretes, Morretes, PR, 83350-000, Brasil
Sobre o evento
Se você está em boa forma física venha, em 02 de junho, SUBIR conosco um grande clássico do trekking paranaense e brasileiro que precisa ser conhecido por todos os trilheiros!
Percorrer o Caminho do Itupava é garantia de contato íntimo com a natureza exuberante da Serra do Mar, passando por riachos de águas límpidas, árvores gigantescas, bromélias e orquídeas das mais variadas espécies, borboletas, pássaros, pequenos animais, belíssimas cachoeiras, paisagens maravilhosas e o prazer indescritível de caminhar na mata fresca e sombreada do trecho de Mata Atlântica mais preservado do Brasil.
Originário de trilhas indígenas, o Caminho do Itupava é o caminho mais antigo do Paraná e, portanto, preserva um pouco da história da colonização do Paraná. A antiga Trilha do Itupava foi muito utilizada pelos jesuítas, comerciantes, aventureiros e apesar das diversas dificuldades que apresentava, era o meio mais rápido de se cumprir o trajeto Curitiba – Litoral durante a época colonial, por volta de 1625.
Embora a maioria opte por descer o Itupava no sentido Quatro Barras>Morretes, desta vez a proposta é subir no sentido contrário. Mas não se assuste, porque o nível de esforço não varia tanto assim e principalmente: Subindo há muito menor risco de acidentes. Quem nunca ouviu falar que fazer o Itupava é garantia de tombos (vários)?
Utilizaremos o trajeto original do Caminho do Itupava sem atalhos por trilhos de trem.
ESTA AVENTURA OCORRE EM ÁREA ONDE É OBRIGATÓRIA A COMPROVAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA.
Trilha nível INTERMEDIÁRIO ou Moderado Superior: Requer bom condicionamento físico (especialmente porque vamos subi-lo, resistência e alguma agilidade.
Investimento incluindo guia, transporte e seguro atividade:
110,00 via depósito bancário (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander)
117,00 via PagSeguro (Cartões e parcelamento onde haverá incidência de juros)
Localização: Iniciando em Porto de Cima-Morretes e finalizando em Borda do Campo-Quatro Barras
Duração da atividade: 08:30 a 10:30 horas contando paradas
Grau de exigência física: Médio/Avançado, para pessoas que estejam acostumadas a prática regular de atividade física. Trajeto possui subidas de média e longa duração.
Grau de dificuldade: Médio - A trilha, embora não seja perigosa, exige alguma destreza do participante.
Distancia percorrida: aproximadamente 19 km
Aclive acumulado: 1.140 m
Vagas: 16.
Cronograma previsto:
06:30 Saída de Curitiba
08:30 Início da trilha
18:30 Fim da trilha
19:45 Chegada em Curitiba
Obs.: Os horários programados estão sujeitos a alterações devido a condições de trafego, e outras variações que fogem ao nosso controle.
Para solicitar vagas, por favor, informe nome completo, RG e órgão emissor, data de nascimento, telefone celular e email de todos.
Esta atividade está sujeita a ser adiada ou cancelada por conta de clima desfavorável no dia da atividade. Normalmente aguardamos até a véspera para definir. Se houver previsão de chuva com volume considerável em vários serviços de previsão climática a atividade será cancelada ou adiada. Se a organização cancelar ou adiar há a opção de reembolso integral. Mas se o participante desistir, já na semana da aventura, não há reembolso ou aproveitamento como crédito.
Observações importantes: não é uma atividade física recomendada para pessoas com problemas: cardíacos, lesões nos joelhos/articulações, obesidade, osteoporose e outras doenças graves. Por se tratar de um esporte de aventura o participante está exposto à riscos, tais como: quedas ocasionadas em locais escorregadios ou aclives/declives acentuados, picadas de insetos ou animais peçonhentos, mordida de cachorro, arranhões, alergias devido a flora e fauna, hipotermia ou hipertermia dependendo das condições climáticas, entre outros. Portanto, é necessário atenção e seguir à risca as informações do guia sobre a segurança no local. Sempre verifique se seu condicionamento físico está adequado para a atividade.
Em 2019 o Gilgamesh Cumes e Trilhas completa 10 anos de montanhismo e ecoturismo. Uma década realizando atividades desafiadoras e enriquecedores. Sempre promovendo o espírito aventureiro e pacífico, inspirando e apoiando pessoas a reconhecê-lo e ampliá-lo, em si mesmas, através do contato transformador com a Natureza.
Eleve-se na trilha!
Um grande abraço,
Adnan Brentan
41 99262-1060 (WhastApp)
Gilmara
41 99161-1060